Regresso às aulas: Cadernos ou dossier?

Então é assim, como achei que cinco episódios sobre o tema Regresso às Aulas não iam chegar, decidi escrever um extra. Caderno ou dossier? Eis a questão. Para ser sincera, os cadernos são a melhor opção para mim. Sem mais demoras, vamos lá apresentar os prós e contras de cada um dos dois artigos.

Cadernos

Estes são os prediletos dos professores! Conferem a cada disciplina um espaço único, o que permite uma melhor organização de conteúdos, em comparação ao dossier. Os ditos cadernos de capa preta são mais leves e práticos, já que é possível levar só os cadernos que precisamos no momento. Para além disso, são bastante versáteis (ao contrário do que se diz, é possível separar conjuntos de folhas com separadores, marcadores, entre outros), personalizáveis e não requerem manutenção! Por fim, alguns cadernos, nomeadamente da marca Oxford, são especialmente concebidos para suportar até três disciplinas!

Por outro lado, caso optes por cadernos de baixa qualidade, corres o risco de rasgar e danificar o caderno! Também não podes arquivar ficheiros nos cadernos, sem que os dobres e agrafes ou coles. Como são muitos, se não estiverem devidamente identificados, podes confundi-los ou esquecê-los! Convém plastificares a capa do caderno, para aumentares a sua resistência.

Dossier

Aqui, podes encontrar tudo aquilo que escreveste. Também podes armazenar ficheiros sem os danificar. Para além disso, podes personalizar o dossier a teu gosto e organizá-lo de livre vontade. Tens fácil acesso a folhas em branco e podes aliviar o peso do teu dossier retirando páginas antigas. A principal vantagem do dossier em relação aos cadernos é que um dossier chega para todas as disciplinas.

Apesar das suas vantagens, o dossier apresenta também as suas falhas... Caso falte manutenção, as folhas do dossier vão ficar uma grande trapalhada, às tantas vais ter receitas culinárias da tua mãe nos teus apontamentos de matemática. São de manutenção mais cara do que os cadernos, já para não falar da sua fragilidade! Para além disso, prepara-te para levares um furador para as aulas, ou, então, para teres sempre micas disponíveis! Se não te preocupares com o estado do teu dossier, podes ter a agradável surpresa de não teres mais folhas em branco para usares a meio de uma aula. Por fim, se és canhota boa sorte a lidar com as argolas (eu não consigo), ou tiras a folha e escreves ou começas a escrever a meio da folha!




É tudo, por hoje! Espero que tenha esclarecido as vossas dúvidas acerca deste tópico controverso! Sábado retomo o andamento normal deste conjunto de textos sobre o regresso às aulas. Até à próxima e choose wisely!

Etiquetas: