Regresso às aulas: As 5 melhores apps para um estudante

E chegou (duas semanas atrasado) o último episódio da série Regresso às Aulas. Desde já, peço imensas desculpas. Eu admito, sou horrível com prazos e, como as minhas aulas já começaram, acabei por ficar com muito pouco tempo para as minhas coisas. Mas vamos lá! eu adoro aplicações para o telemóvel e, ultimamente, tenho investigado um aplicações úteis para a organização do estudo. Depois de muita pesquisa, aqui os meus favoritos!


My Study Life

Para mim, esta é a melhor aplicação das que vou listar! Uso-a para tudo o que envolve os meus estudos. É bastante completa, visto que possibilita o agendamento de testes e de prazos de entrega de trabalhos, a colocação do nosso horário (quinze minutos antes de cada aula a aplicação envia uma notificação para o meu smartphone a indicar a sala onde terei aula e a respetiva disciplina) e a visualização de uma espécie de estatística relacionada com as nossas aulas (indica quantas aulas temos pela frente, a quantas aulas comparecemos e quantas aulas teremos no dia seguinte). Para além de tudo isso, podemos sincronizar os dados da aplicação do smartphone com os do computador ou do tablet e vice-versa. O único contra é que está em inglês.

Evernote

Na verdade, já conhecia esta aplicação, mas nunca lhe dei muita importância. Permite a criação de vários apontamentos, de flashcards (sobre os quais falarei mais à frente) e a captura de imagens e de som. À semelhança do aplicativo anterior, podem sincronizar os dados do smartphone com o computador ou tablet. Tem uma grande vantagem, podem compartilhar o que vocês quiserem com os vossos amigos!

Google Docs

Todos sabemos que o Microsoft Office não está acessível a todas as famílias e, mesmo que esteja, algumas preferem direcionar a quantia ligeiramente exagerada (ligeiramente) que nos pedem pelo software para outros bens essenciais. Como a pirataria é ilegal e não deve ser encorajada, os documentos Google são a melhor alternativa para este famoso software e, em alguns aspetos, superam o programa pago! Podem criar qualquer tipo de documento a partir de qualquer equipamento eletrónico que suporte a aplicação e podem compartilhá-lo com os vossos amigos. Também podem converter em formatos offline, para que, em locais sem acesso à internet, possam recorrer aos vossos documentos. Por fim, podem usar esta aplicação como banco de ficheiros (textos, imagens, clips sonoros) e acedê-lo a qualquer momento e em qualquer equipamento sincronizado.

My Homework

Esta aplicação pormenoriza a secção de trabalhos de casa do My Study Life. Foca-se no tempo disponível para a realização de determinadas tarefas e notifica o aluno da aproximação do fim do prazo de entrega de trabalhos.

Studyblue

É aqui que entra a conversa dos flashcards. Em Portugal, não se fala muito deste método de estudo (pelo menos nunca ouvi falar disto até há umas semanas quando iniciei esta investigação), mas tenho de admitir: é fantástico! Os flashcards são pequenos cartões com imagens ou palavras que estimulam a memória, permitindo que se desenvolva determinado tema através de um simples elemento. Para além disso, contém fichas de revisão, quizes, e muitos outros recursos disponibilizados pelos milhões de utilizadores em todo mundo!


And it's a wrap! Agora já sabem como me oriento via tecnológica. E vocês? Têm alguns truques para partilhar? Deixem os vossos conselhos de estudo e a vossa opinião sobre este tema nos comentários! Este sábado pretendo iniciar uma série fora do normal, mas não quero revelar muitos detalhes. Para além disso, vou passar a agendar as publicações para que não aconteça o que tem acontecido. Boas aulas e bom estudo!

Etiquetas: